A Associação Nacional dos Atingidos por Barragens – ANAB celebrou parceria de termo de fomento número 1481001715/2023 que encontra-se em vigência com a secretaria de Desenvolvimento Social – SEDESE de Minas Gerais. Intitulado Forma e Ação no Vale do Jequitinhonha: bordando a participação de mulheres com Arpilleras” a parceria tem o objetivo de identificar problemáticas sociais em 16 comunidades do Vale do Jequitinhonha, especialmente questões que afetam as mulheres atingidas por barragens e mineração na região. Após a identificação da problemática tem também o objetivo de realizar quatro cursos de formação municipal e um curso de formação regional sobre Direitos Humanos com essas populações.

A iniciativa começa  com atividades de visitas comunitárias através de um profissional de educação que irá até as comunidades mapeadas fazer conversas com as pessoas atingidos, depois essas informações serão utilizadas para organizar espaços de formação sobre direitos. Também serão realizadas oficinas para mulheres com a produção de bordados têxteis chamados Arpilleras, uma técnica chilena que usa tecidos e linhas para denunciar violações de direitos humanos. 

A parceria tem duração até junho de 2025 e ao final desse período além das atividades já descritas será organizada uma exposição com a apresentação das peças produzidas pelas mulheres. 

Todas as atividades terão a cobertura de comunicação feita por um profissional também disponibilizado pela parceria para registrar todo o processo de desenvolvimento da parceria. 

Texto: Joyce de Fátima Pereira da Silva