Participantes do Encontro Estadual de Mulheres resgatam o histórico da luta das mulheres atingidas no MAB. Foto: ANAB

O Encontro Estadual das Mulheres Atingidas de Minas Gerais aconteceu entre os dias 3 e 4 de dezembro de 2024, em Ipatinga, englobando dez mulheres das regiões do Paraopeba, Itatiaiuçu, Rio Doce e Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo.

A abertura do encontro contemplou um momento de acolhimento coletivo e troca sobre o que cada participante deseja construir no coletivo e na sociedade, ressaltando a necessidade de enquanto Movimento, priorizar a luta das mulheres e de todos os grupos oprimidos.

Durante os dois dias, foram debatidos pelas participantes os conceitos de exploração e a violência contra as mulheres no sistema capitalista e o papel da mulher na sociedade de classes. Além disso, foi discutido o acúmulo que o movimento têm sobre como o modelo energético atinge de modo particular e viola os direitos das mulheres atingidas. Por fim, foram discutidos os desafios, diante das mudanças climáticas.

O encontro contou com espaço dedicado à Ciranda Infantil, ou seja, espaço para as crianças atingidas. Esse ambiente especifico, é elemento apontado como crucial para garantir a participação das mulheres com qualidade e fortalece a construção do feminismo popular.

O último momento do encontro foi dedicado à capacitação de mulheres para a construção de arpilleras, instrumento que abriu portas com as mulheres, como instrumento de educação popular. As peças retratarão o impacto das mudanças climática na vida das mulheres. 

Nas regiões atingidas pelos crimes de rompimento de barragem foi relatada a importância de que seja construído o acesso das mulheres às políticas públicas existentes, bem como aos fundos e projetos de reparação. Para além disso, é fundamental o trabalho sobre a saúde da mulher, principalmente da mulher negra.

O Encontro Estadual de Mulheres de Minas Gerais faz parte de importante etapa de formação política das mulheres atingidas, sendo parte fundamental do projeto “Formação de Mulheres Atingidas por Barragens e Desastres Climáticos para construção de pautas propositivas, ampliação do acesso e garantia aos direitos políticos e sociais”, em união ao Ministério das Mulheres – Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Termo de Fomento nº 963738/2024.