Mulheres da Bahia fortalecem organização coletiva e discutem impacto dos projetos de energia em encontro
O Encontro Estadual do Coletivo de Mulheres da Bahia, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), ocorreu nos dias 27 e 28 de janeiro de 2025 nas dependências do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador (BA), contando com a presença de 19 mulheres, 6 crianças, duas educadoras e um educador. As participantes, oriundas de 6 regiões do estado – oeste, norte, sudoeste, Chapada Diamantina e Recôncavo – participaram da formação de dois dias com o objetivo de aprofundar estudos sobre impactos do modelo energético atual na vida das mulheres, através do resgate histórico do trabalho e luta das mulheres atingidas com ênfase na realidade local.






Por meio de momentos de escuta e acolhimento, foi possível realizar a exposição do acúmulo de tarefas que recai sobre as participantes, de forma permanente, que são deslocadas de suas comunidades, sofrendo violência patrimonial, sexual e política, enquanto precisam manter suas vidas pagando alta conta de energia elétrica.
O Encontro também possibilitou o planejamento das ações nos territórios para fortalecimento do trabalho nas comunidades e da construção de arpilleras no próximo período. De forma satisfatória, as participantes retornaram a suas regiões com a tarefa de conduzir espaços formativos para a construção de pautas e proposições.
Durante os dois dias, o espaço da Ciranda Infatil permitiu que mulheres mães participassem dos debates enquanto seus filhos e filhas praticavam atividades de pintura e criação de materiais, com segurança e responsabilidade.
O Encontro Estadual de Mulheres da Bahia faz parte de importante etapa de formação política das mulheres atingidas, sendo parte fundamental do projeto “Formação de Mulheres Atingidas por Barragens e Desastres Climáticos para construção de pautas propositivas, ampliação do acesso e garantia aos direitos políticos e sociais”, em união ao Ministério das Mulheres – Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Termo de Fomento nº 963738/2024.
