Foto oficial do encontro

No dia 27 de fevereiro deste ano, dez mulheres se reuniram para o Encontro Estadual de Mulheres, na cidade de Sinop, Mato Grosso. Entre elas, duas residentes da comunidade de Pedreira, em Juara, ameaçada pela construção de barragem e que vivem de perto os impactos causados pela UHE Sinop. O encontro contou também com duas crianças, espaço de acolhimento e momentos pedagógicos.

Durante as quatro horas de encontro, o foco esteve em construir uma pauta propositiva para o fortalecimento das mulheres atingidas. Através da troca de experiências, foi possível começar a elaborar um diagnóstico sobre quem são essas mulheres e quais são seus principais desafios ao se deparar com a construção de barragens e mudanças climáticas. O sentimento de não serem ouvidas e nem mesmo reconhecidas como donas da terra têm afetado sua busca para reivindicar seus direitos.

Técnica das arpilleras como ferramenta de luta

O espaço de formação também permitiu que as participantes tivessem contato com a técnica das Arpilleras. Nessa etapa, as mulheres puderam conhecer essa ferramenta tão importante que, através do bordado, denuncia crimes e proporciona momentos coletivos importantes entre as mulheres. Todas demonstraram interesse na produção de Arpilleras e avaliaram o evento como importante para manter o envolvimento na busca por seus direitos.

Para encerrar o encontro, foi preparado um momento de troca de mudas de árvores frutíferas entre as participantes.

O Encontro Estadual de Mulheres do Mato Grosso faz parte de importante etapa de formação política das mulheres atingidas, sendo parte fundamental do projeto “Formação de Mulheres Atingidas por Barragens e Desastres Climáticos” para construção de pautas propositivas, ampliação do acesso e garantia aos direitos políticos e sociais”, em união ao Ministério das Mulheres – Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Termo de Fomento nº 963738/2024.