No dia 17 de dezembro de 2025 aconteceu na cidade de São Paulo o segundo encontro de capacitação dos agentes de direitos humanos ligados ao projeto “Ampliação do acesso aos direitos humanos através da capacitação de agentes defensores de direitos humanos no estado de São Paulo, oriundos de regiões atingidas por barragens, enchentes ou desmoronamentos”, cujo debate central foram questões sobre o setor elétrico e mineral brasileiro atual e as violações dos direitos das populações atingidas.

Diante do estudo e do debate realizado reafirmou-se a necessidade da implementação da Política Nacional dos Direitos das Populações Atingidas (PNAB) e a importância de ampliar o debate em escala nacional sobre a transição energética justa, soberana e popular. Também foi apontado o desafio de fortalecer a luta para que a energia não seja vista somente como uma mercadoria e sim como um bem comum que deve estar a serviço do povo brasileiro. É urgente e necessária a construção de uma política energética guiada pela ótica da soberania e participação popular.

Em julho deste ano realizamos o primeiro encontro que abordou o histórico das populações atingidas por barragens e desastres climáticos no Brasil e no estado de São Paulo na luta pelos direitos. No próximo ano, 2026, seguiremos com a capacitação em outros dois encontros, cujos temas centrais do debate serão: Questão ambiental, mudanças climáticas, áreas de risco e o direito à vida e moradia; e Política de direitos, segurança e proteção das populações atingidas. Após os encontros de capacitação, serão realizadas duas oficinas de Arpilleras, nas quais os agentes em formação irão traduzir, através desta arte têxtil, os debates e a realidade das populações atingidas no estado de São Paulo, seguido de um evento artístico com exposição das obras.

O projeto é coordenado pela ANAB – Associação Nacional dos Atingidos por Barragens, com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, através do termo de fomento transferegov.br nº 971673/2024.

 Abaixo veja as fotos dos dois encontros já realizados: