Entre julho de 2024 e maio de 2025 aconteceram as palestras do Seminário Conscientização em Educação Ambiental como instrumento de Inclusão Social, Preservação e Recuperação do Meio Ambiente na cidade de São Paulo. O ciclo de quatro palestras denunciou as violações sofridas pelas populações atingidas pelas barragens e a crise climática, viabilizou a reflexão sobre caminhos de enfrentamento e promoveu o fortalecimento das lutas por justiça ambiental na atual conjuntura.

Os temas que ampliaram o debate sobre os direitos territoriais e a centralidade dos saberes populares na construção de soluções ambientais e sociais foram: os impactos da crise climática e a luta por direitos, como o ecofeminismo pode ser uma ferramenta de luta e empoderamento para mulheres atingidas, e sobre as contradições vividas pela população atingida pelas barragens Billings e Guarapiranga.

A programação contou com atividades teóricas e práticas de diferentes linguagens, como os debates, exibição de documentário, articulação territorial e estudo de campo. Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens, representantes da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de SP e do Conselho Regional de Psicologia (CRP), e a organização Meninos da Billings também contribuíram para a construção das conversas tecidas nas plenárias durante as palestras. 

Mais do que um ciclo de palestras, o seminário plantou sementes para a continuidade das articulações em defesa dos territórios. As trocas educacionais buscam reverberar nas práticas cotidianas e na organização popular frente aos desafios impostos pela crise climática.

As palestras aconteceram nas seguintes datas: 

  • 27 de julho de 2024 – Palestra Um: A realidade local, as barragens e os direitos da população atingida.
  • 11 de outubro de 2024 – Palestra Dois: Princípios gerais da educação ambiental e realidade local.
  • 21 de fevereiro de 2025 – Palestra Três: Práticas de preservação ambiental.
  • 17 de maio de 2025 – Palestra Quatro: Saúde planetária.

As atividades foram organizadas e conduzidas pela ANAB – Associação Nacional dos Atingidos por Barragens e contou com o apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através do projeto “Conscientização em Educação Ambiental como instrumento de inclusão social, preservação e recuperação do meio ambiente com famílias em situação de vulnerabilidade moradoras do entorno das Barragens Billings e Guarapiranga na zona sul do município de São Paulo/SP.”

Palestras realizadas no Seminário Conscientização em Educação Ambiental como Instrumento de Inclusão Social, Preservação e Recuperação do Meio Ambiente. Fotos: Vitori Jumapili/Pedro Salvador/Emerson Maquiné