No dia 1º de junho, aconteceu um evento artístico cultural, no Parque da Barragem Guarapiranga, na zona sul da cidade de São Paulo. Marcado por ações artísticas, através de músicas que reforçam reivindicações populares pela preservação dos mananciais e dos direitos de quem vive no entorno, reforçando a importância da educação ambiental, pressão política e fortalecimento comunitário em defesa do meio ambiente. 

As barragens Billings e Guarapiranga garantem quase 28% do fornecimento de água na região metropolitana de São Paulo. E enfrentam desafios graves de preservação, como poluição, ausência de saneamento em trechos das bacias, ocupações irregulares, obras paradas e empreendimentos predatórios. A ação artística teve o objetivo de conscientizar a população e sensibilizar autoridades sobre a urgência de proteger os recursos hídricos da cidade.

Durante o evento, além das apresentações músicas de conscientização, houveram ações  de plantio no parque, oficinas ambientais e socioculturais, e o abraço simbólico em torno da represa Guarapiranga. Estiveram presentes artistas locais, organizações da sociedade civil, grupos de ciclistas de várias regiões da capital, representantes governamentais e a população local.

Fotos: Vitori Jumapili

Os grupos artísticos que se apresentaram para a população foram Duas Beiras, Mistura Popular e  Márcio e Banda. O evento fecha simbolicamente o projeto Conscientização em Educação Ambiental como instrumento de inclusão social, preservação e recuperação do meio ambiente com famílias em situação de vulnerabilidade moradoras do entorno das Barragens Billings e Guarapiranga na zona sul do município de São Paulo/SP organizado pela ANAB – Associação Nacional dos Atingidos por Barragens, com o apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.