No último mês a ANAB realizou uma serie de visitas comunitárias através da celebração de parceria do termo de fomento número 1481001715/2023 que encontra-se em vigência com a secretaria de Desenvolvimento Social – SEDESE de Minas Gerais. Intitulado “Forma e Ação no Vale do Jequitinhonha: bordando a participação de mulheres com Arpilleras”. Nesse momento de visitas a parceria tem o objetivo de identificar problemáticas sociais em 16 comunidades do Vale do Jequitinhonha, e elas tem acontecido no primeiro semestre de 2024 para que fossem identificados beneficiários para a participação no processo de formação previstos nas etapas seguintes planejadas nesta parceria, assim como identificar mulheres para que participem das oficinas que também irão acontecer ao longo do processo, onde poderão colocar os desafios sofridos por empreendimentos, violação de direitos, assim como sonhos para melhoria de suas vidas comunitárias.

Além de mapear os beneficiários as visitas tiveram como objetivo entender melhor sobre os problemas sociais que afetam a vida dos atingidos e atingidas por barragens e pela mineração na região do Vale do Jequitinhonha, assim como conhecer melhor esses atingidos e convidá-los a participar do processo de formação para serem possíveis multiplicadores.

Também aconteceram algumas atividades de incidência, onde o público que será beneficiado participou de atividades públicas com o objetivo de colocar suas problemáticas diante a situação em que vivem no Vale. Entre elas a ido do Ministério Público no município de Araçuaí e a visita de parlamentares também na região. 

Texto: Joyce de Fátima Pereira da Silva.